Em 19 de junho de 2002, circulou a primeira edição do Diário de Santa Maria. Muitos santa-marienses fizeram a assinatura do jornal desde o início e seguem fieis até hoje, 14 anos depois. O Diário retrata o cotidiano da cidade e da população, com milhares de pessoas que já viraram notícias nas páginas do jornal. Por isso, a trajetória do Diário acaba se cruzando e se confundindo com a história de Santa Maria e de seus leitores. Que o diga a professora estadual aposentada Lourdes Machado da Fonseca, 76 anos, que tem orgulho de dizer que assina o Diário desde a primeira edição. Ela conta que um dos dias mais felizes de sua vida foi quando viu o nome de sua neta, Alina Flores, no listão dos aprovados do vestibular da UFSM, que foi publicado no jornal em 30 de dezembro de 2013.
Assinantes da Newsletter do Diário recebem presente especial
Nascida em São Sepé, Lourdes mora em Santa Maria desde 1977, trabalhou até 2007 no colégio estadual Gomes Carneiro e viu suas três filhas se formarem na cidade. Quando o jornal começou, em 2002, ela, o marido Araby e as filhas passaram a ser leitores diários. Ela guarda até hoje alguns exemplares, em especial dos dias em que foram publicados os convites de missas pelo falecimento de seu Araby, que morreu em 8 de dezembro de 2008. Na época, os convites tinham textos feitos pela neta Alina, que tinha 10 anos. Um delas era um bilhete, escrito à mão, em que ela dizia: ¿Você foi uma pessoa muito maravilhosa, eu tenho muito orgulho de você, pois você era um homem bom demais. Te amo para sempre! Você estará sempre em nossos corações. Beijos da sua neta Alina!¿
Diário lança o Top Hambúrguer Santa Maria. Veja como participar
Dona Lourdes diz que teve depressão, mas venceu a doença e hoje vive tranquila. Nos últimos 14 anos, ela lembra de outras datas marcantes, como no nascimento dos outros dois netos. Em 30 de maio de 2004, quando Giovana nasceu, a manchete do Diário era sobre uma investigação de suposta fraude eleitoral em Santa Maria e São Martinho da Serra. Em 18 de outubro de 2007, quando Vitor nasceu, o Diário tinha como manchete que a Área Central Começa a Ganhar uma Nova Cara, sobre mudanças no trânsito.
VÍDEO: assinantes do Diário são surpreendidos por entrega especial no Dia do Leitor
Dona Lourdes faz aniversário em 27 de janeiro, e naquele fatídico dia em 2013, ela sofreu junto com todos os santa-marienses. Mesmo não tendo perdido nenhum parente na tragédia da Kiss, foi um aniversário dolorido.– A gente já tinha comprado um bolinho, mas não tinha clima para festa e para cantar parabéns. Eu pedi que a gente fizesse uma roda, juntamos as mãos e fizemos uma oração por aqueles jovens e suas famílias – relembra Lourdes.A vida de Lourdes e de tantos leitores seguirá estampando as páginas do jornal.